terça-feira, 6 de outubro de 2009

Apologia à ignorância

A chamada de capa da revista Galileu deste mês declara: Livre-se das velhas ideias. Ao ler a reportagem, a sensação que dá é que o repórter buscou – em cada prévia afirmação – uma fonte do contra. E isso, cá entre nós jornalistas, sempre vai existir. Quer provar que água não é essencial? Alguém no planeta vai comprar sua tese e você irá garantir suas aspas. E foi esse o caminho que a revista seguiu. E por esse caminho, ela estampa – também em sua capa – que ler livros, meus caros, não é fundamental. Sim, num país de não leitores, um veículo que vive de (desculpe a repetição) leitores declara que “ler um livro da primeira à última página não é uma virtude. É melhor passar o olho pelo título e a orelha, pular as páginas ou deixá-lo pela metade, dizer que leu rapidamente tudo e ainda ter discussões filosóficas sobre seu conteúdo”. Abaixo da grande descoberta, a revista publica ainda que no Brasil apenas 20% dos alunos da 8ª série e 24% do último ano do Ensino Médio têm notas satisfatórias de leitura. O que será que ela quis dizer com isso? Corroborar sua tese? Elogiar a fraca leitura no país? Seja qual tenha sido a intenção da revista, suas teses brilhantes não param por aí. Na mesma página, logo abaixo, ela cita uma outra “velha ideia” que deve ser derrubada: o gerundismo. Para eles, falar a língua do telemarketing está correto. Alguém provou que o gerundismo é uma estrutura correta e normal do português no Brasil. Engraçado que eu não lembro de ter aprendido isso no colégio. Será que as escolas hoje ensinam seus alunos a “estarem pensando” dessa forma? Sabe qual a justificativa da fonte citada para podermos usar e abusar sem peso na consciência do gerundismo? O futuro soa arrogante e autoritário! Sejamos, portanto, incultos para não parecermos arrogantes. Num mundo em que a leitura não é fundamental, falar corretamente passa a ser coisa de gente esquisita. Isso sim parece fazer sentido. (Daniela Diniz)

3 comentários:

  1. Oi Dani,

    Tudo bom? Vamos almoçar sim!!!!!! Na próxima semana? Me escreve quando tiver uma brecha.

    É claro que eu li O Tigre Branco!!!! Eu e Fábio, que amou a surpresa. O livro é ótimo, gostei. Mais uma vez, obrigada pela ajuda.

    Beijos e fiquei passada com o seu post (absurdo, não?),

    Isa (ou Bela - A Divorciada)

    ResponderExcluir
  2. Para não estar perturbando e cansando os leitores, e para estar evitando que eles só leiam a introdução e o fim do meu post, serei breve:

    CREDO!!!!!!!

    Bjs,

    Tiz Dellore

    ResponderExcluir