segunda-feira, 27 de julho de 2009

O Blog Impresso de Saramago

José Saramago é um escritor de sucesso tardio. Apesar de ter publicado seu primeiro romance aos 25 anos ­– ao que se seguiram obras de poesia e, em 1980, o livro já em estilo "saramaguiano" Levantado do chão –, o reconhecimento de crítica e público só bateu às portas do escritor português quando publicou o belíssimo Memorial do Convento, aos 60 anos de idade. Talvez exatamente por isso Saramago sentiu que, mesmo com 87 anos, não era tarde para aventurar-se na blogosfera, onde publica posts desde setembro no endereço http://blog.josesaramago.org.
A experiência, que mescla considerações sobre informações do dia, apreciações dos trabalhos de outros artistas e relatos pessoais, não se limitará ao mundo virtual. Uma seleção de textos postados durante seis meses (de setembro do ano passado a março deste ano) acaba de ser publicada no Brasil com o título de O Caderno – com a segunda seleção de posts sendo prevista para sair em setembro, em Portugal. O que leva à pergunta: Por que publicar em obras impressas o que o leitor pode adquirir gratuitamente na internet? Ao jornalista Ubiratan Brasil, de O Estado de S. Paulo (edição de 25 de julho), Saramago respondeu: "Tal como o conhecemos, o livro terá ainda uma longa vida. Uma biblioteca é um lugar especial, os livros são os homens e as mulheres que os escreveram. Estar numa biblioteca é estar acompanhado." (Leda Balbino)

Um comentário:

  1. A substituição completa do 'volumen'(formato de pergaminho) para o 'códex' (o formato do nossos queridos livros de hj) levou uns 400 anos. Não dá pra achar que o meio eletrônico vá acabar com o objeto livro de uma década para outra - mas 'longa vida'? Não sei não... Quem viver verá!
    Ah, adorei o blog! Parabéns!
    bjs,
    Luciana

    ResponderExcluir